Carta de Comportamento Corporativo do Grupo Konica Minolta
As empresas, além de serem entidades económicas dedicadas à procura de lucros através da concorrência leal, devem ser úteis para a sociedade em geral. Por essa razão, o Grupo Konica Minolta deve comportar-se de maneira socialmente responsável e todos os seus diretores, administradores e funcionários devem reconhecer o espírito desta Carta de Comportamento Corporativo.
A gestão de topo deve reconhecer que o cumprimento do espírito desta Carta é o seu próprio papel e responsabilidade, e deve tomar a iniciativa para garantir que todos os diretores, administradores e funcionários compreendem a Carta na sua íntegra. Além disso, a gestão deve constantemente prestar atenção às opiniões de grupos internos e externos e deve promover a implementação de sistemas eficazes para garantir o comportamento corporativo ético.
Produtos Benéficos e Seguros
Devemos lutar para ganhar a confiança dos consumidores e clientes pelo desenvolvimento e fornecimento de produtos e serviços socialmente benéficos com o máximo de consideração para a segurança.
Atividades Corporativas Justas e Transparentes
Devemos, no exercício de atividades justas e transparentes, cumprir com as leis e regulamentos sociais e atuar de acordo com as normas internacionais e os artigos de incorporação.
Comunicação com a Sociedade e Divulgação de Informação
Devemos comunicar com a sociedade em geral e divulgar informação corporativa de forma justa e adequada.
Proteção Ambiental
Devemos reconhecer a seriedade das questões ambientais globais e devemos atuar de forma voluntária e afirmativa para proteger o ambiente.
Contribuição à Sociedade
Devemos, numa perspetiva global, afirmamente contribuir à sociedade respeitando costumes e culturas locais.
Respeito para os Funcionários
Devemos esforçar-nos para tornar as vidas dos funcionários confortáveis e gratificantes, fornecer um ambiente de trabalho seguro e respeitar a personalidade e individualidade de cada funcionário.
Ações Responsáveis
Em caso de violação dos princípios desta Carta, para resolver o problema a gestão de topo deve investigar a causa da violação e criar medidas para prevenir a sua repetição de acordo com os procedimentos de comportamento corporativo. Deve ser efetuada uma divulgação pública imediata, uma explicação sobre a violação e a responsabilidade pela violação deve ser esclarecida. Deve ser tomada uma ação disciplinar rigorosa e justa com conhecimento da gestão de topo caso necessário.